Profissional de marketing e comunicação
Sua empresa decidiu contratar os serviços de uma agência para resolver um problema de marketing e comunicação, mas foi sugerido a contratação de um profissional para trabalhar internamente na empresa. Faz sentido? O que dizem os executivos brasileiros sobre o tema?
Em 2011, enquanto pesquisava o mercado brasileiro de vidro oco para meu trabalho de conclusão de curso da faculdade, entrevistei alguns executivos e empresários donos de agências digitais com o objetivo de justificar umas das ações propostas no plano de marketing do cliente – objeto de estudo.
Com a estratégia de adequar a comunicação institucional e aproximar a marca dos seus públicos para obter um crescimento de 10% em vendas sobre o faturamento anual de R$ 20 milhões, foi sugerido a contratação de um profissional com conhecimento sólidos de marketing, comunicação e internet para trabalhar internamente na empresa, integrado com os demais departamentos, além de acompanhar toda a campanha e intermediar a relação entre empresa/anunciante e fornecedores.
Justificativa
Segundo os profissionais Flávio Raimundo – empresário e professor do Curso MBA em Marketing Digital da Universidade Unimonte de Santos (SP), Gustavo Bacchin – diretor da Agência Cadastra de São Paulo (SP) e Rodrigo Nascimento – diretor da Agência Buscar SEO de Belo Horizonte (MG),
Além de resolver os problemas de comunicação e marketing, a agência tem o papel de levar novas tecnologias e novidades para o cliente anunciante. O ideal é ter um profissional de marketing, comunicação ou relações públicas dentro da empresa, pois existem questões que só quem está dentro da empresa consegue responder. Com isso, amplia-se as chances de alcançar objetivos e metas, além de otimizar os resultados do investimento realizado na campanha.
Resultado
Ação aprovada pelos professores orientadores, banca de profissionais e também pelo cliente – uma das principais indústrias brasileiras de vidro doméstico para decoração.
Não foi divulgado o nome do cliente devido negociação sobre sigilo de informação. A indústria vidreira do Brasil é fechada – nem mesmo o Governo conhece precisamente este mercado.